Deixe a barriga para o Papai Noel



O período das festas de final de ano é uma época de total desrespeito com o próprio corpo. Não que as pessoas sairão de casa para se flagelarem ou se brutalizarem em nome do espírito natalino. Na verdade, com os incontáveis encontros para entregar os famosos amigos ocultos, confraternizações do trabalho, da faculdade, da turma do futebol, assim como a ceia de Natal, se tem um descontrole total sobre a alimentação. E como vivemos em uma era que a obesidade se tornou um dos principais problemas de saúde pública, nas festas de final de ano os riscos de desencadearmos males adormecidos são mais altos.

Excessos

Isso porque nessa época há um consumo excessivo de álcool, carnes e frutas secas ricas em gordura, que são um verdadeiro veneno para quem está acima do peso e também para quem é magro, mas padece de alguma disfunção sanguínea, como níveis irregulares de colesterol, triglicérides, glicose, dentre outros, que podem potencializar o surgimento de diversos males, principalmente cardiovasculares. E como vivemos em um país com 40% da população com excesso de peso e mais de 10 milhões de obesos, banquetes descontrolados podem transformar o Natal em um grande transtorno.

Precauções

Então, tanto para os magrinhos, como para os gordinhos, a dica é não abusar de guloseimas, bebidas, gorduras durante as festas. Se não tiver nenhum tipo de restrição alimentar, não há problemas em experimentar as delícias natalinas, mas que seja de maneira moderada. Mesmo que os danos não sejam imediatos, todos esses abusos podem acelerar o surgimento de doenças, que na grande maioria das vezes são silenciosas. Manter uma alimentação saudável é fundamental para ter uma vida mais prazerosa. Além dos preocupantes males cardíacos, pessoas obesas tendem a desenvolver problemas de locomoção, já que a região óssea dos membros inferiores, assim como as cartilagens, não suportam o excesso de carga. Quem também sofre com o barrigão é a coluna, que também pode ser vitimada com diversas doenças. Consulte seu nutricionista para que ele te ajude na elaboração de uma dieta balanceada. E caso o amigo seja vítima de alguma doença alimentar, não deixe de visitar um nutrólogo. E não custa lembrar: só Papai Noel fica bem gordinho!


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo