Os riscos da anorexia nervosa


Apesar de a obesidade ser apontada como um dos grandes males do século XXI, a anorexia nervosa é uma doença que tem registrado aumento de casos e que tem consequências devastadoras. Desencadeada por fatores emocionais, sociais e fisiológicos, a anorexia é uma doença que atinge principalmente jovens com idade entre 14 e 25 anos que praticamente elimina o apetite. Nessa idade, em que o indivíduo passa por uma série de transformações físicas e psicológicas, a anorexia pode surgir motivada por uma negação do paciente com seu próprio corpo, em que se julga gordo demais.

Garotas jovens

Daí, o indivíduo inicia um processo de restrição alimentar, que acaba desenvolvendo uma série de complicações, como desnutrição e o surgimento de distúrbios irreversíveis devido à carência de nutrientes, como anemia e osteoporose. No entanto, o número de óbitos é alto entre às vítimas da anorexia, já que em muitos casos há uma demora em se iniciar o tratamento. Estima-se que cerca de 90% dos casos envolvem mulheres no período de transição entre a adolescência e a fase adulta. Em 2007, a morte de quatro jovens em São Paulo reacendeu a discussão sobre os riscos da anorexia nervosa. Em um dos casos, uma jovem que morreu pesando apenas 36 quilos postava constantemente fotos suas em redes sociais para tentar convencer seus amigos de que estava gorda. Recentemente o assunto voltou à tona após surgir rumores que a atriz Mariana Rios estaria com anorexia.


Tratamento

Apesar das dificuldades a anorexia pode ser tratada, mas é preciso um empenho da família e do paciente. Geralmente, é um tratamento multidisciplinar em que é exige acompanhamento médico nutrólogo e psicológico, que irão determinar o grau de danos causados ao organismo, devido à falta de nutrientes, assim como o tratamento para estimular o paciente a voltar a se alimentar e aceitar seu corpo. Além disso, é muito importante o acompanhamento de um nutricionista que irá definir qual é a melhor dieta para cada fase do tratamento.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo