Dieta sem proteínas pode emagrecer, mas leva também à perda de músculos

Quem sonha em perder alguns quilinhos e ficar com o corpo sarado deve ficar atento à alimentação: não adianta apenas cortar carboidratos e proteínas do prato. A fórmula pode até emagrecer, mas a falta de proteínas na dieta pode roubar os músculos do corpo.

Experimento publicado no periódico científico Journal of the American Medical Association indica que a falta de proteínas na dieta pode levar à perda de massa magra. O estudo foi conduzido com voluntários, submetidos à dieta regulada para estabilização do peso.
Os voluntários foram instruídos a ingerir dietas compostas por 5%, 15% e 25% de proteína no cardápio diário e a consumir 40% de calorias a mais que na dieta para estabilização.

Durante o estudo, todos ganharam alguns quilos a mais – o que era esperado. Quem adotou dietas com maior teor de proteínas, ganhou em média 6kg, e quem seguiu dieta com baixas proteínas acumulou 3kg.

O grupo da dieta intermediária de proteínas ganhou em média 2,8kg de massa magra – músculos – e quem estava na dieta de alto teor de proteína ganhou 3kg. A surpresa está nos resultados do grupo que consumiu baixo teor de proteínas: perderam cerca de 600g de massa corporal magra.

Isso acontece porque as proteínas são necessárias para o funcionamento do corpo. As principais fontes de proteínas em alimentos são carnes, ovos, laticínios e leguminosas. Se não consumidas na dieta, o corpo precisa retirá-las de outro lugar – e quem paga a conta são os músculos. Quem quer emagrecer corretamente, sem perder massa muscular, deve procurar um médico, que avaliará o paciente e indicará a melhor dieta a ser seguida.

Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo