Suplementos alimentares na terceira idade

Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida no Brasil cresceu três anos na última década. A tendência é que, a cada ano, a expectativa de vida cresça ainda mais. É importante cuidar da saúde não apenas para garantir uma vida longa, mas também uma vida saudável. Na terceira idade, os suplementos alimentares são importante auxílio para melhor a qualidade de vida.

Os suplementos alimentares mais comuns na terceira idade são os multivitamínicos. Eles são compostos por uma série de vitaminas e minerais, com destaque para o cálcio, importante para saúde óssea e para evitar o desenvolvimento da osteosporose, que causa diminuição da massa óssea.

Após os 60 anos, o corpo perde uma série de substâncias essenciais para a saúde. A partir desta idade, a perda muscular gira em torno de 1% ao ano, podendo chegar a 3%. Isso contribui para a diminuição da força, alterações no modo de andar e equilíbrio e risco maior de desenvolver doenças crônicas. Uma boa opção para conter este quadro são suplementos alimentares protéicos.

Como nem todos os tipos de proteínas são sintetizadas por nosso corpo, algumas delas nos são fornecidas por alimentos. Mas, com o passar dos anos, o corpo passa a ter dificuldade de absorvê-las, sendo os suplementos alimentares protéicos recomendados, já que reparam e reconstroem os tecidos, além de atenuarem a degeneração muscular.

Mas, nada de se automedicar! Procure um médico e faça uma avaliação. Um acompanhamento profissional indica o que é melhor para a sua saúde.