Alimentos, inchaço e vida moderna

Atire a primeira pedra quem nunca tenha sofrido com aquela barriguinha inchada, marcando indesejavelmente o vestido ou pulado para fora do jeans. Normalmente, o primeiro pensamento é que se trata de excesso de gordura e logo cortamos quase tudo do cardápio. No entanto, o inchaço na região abdominal pode ser resultado de uma alimentação mal selecionada.

Determinados alimentos tendem a deixar a região do abdome dilatada. Entre os vilões estão frituras, produtos embutidos como salsichas, salame, mortadela; cafeína e alimentos que fermentam no organismo, como repolho, couve-flor e batata-doce. Eles podem inclusive colaborar para a retenção de líquidos em outras áreas do corpo, como pernas e pés.



Para evitar esse desconforto no abdômem, é muito importante o consumo de alimentos compostos por água e ricos em fibras, pois combatem a prisão de ventre e auxiliam na circulação dos líquidos corporais. Frutas e folhas como melancia, laranja, melão, agrião, rúcula e almeirão são alimentos diuréticos e ajudam na limpeza do organismo. Vale lembrar que beber água é importantíssimo no processo de combate ao inchaço. A água faz com que os rins trabalhem corretamente, e assim, a eliminação dos líquidos é potencializada.



Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo