De olho na balança: pesquisa indica os padrões da dieta dos brasileiros

O brasileiro vive de dieta: segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ibope divulgada pelo jornal O Tempo, 40% das mulheres e 29% dos homens brasileiros fazem regime de forma constante. A pesquisa, que ouviu 19 mil pessoas com mais de 18 anos entre os meses de agosto de 2009 e julho de 2010, revelou parte os hábitos alimentares nacionais que, ao contrário do que se imagina, não trazem só benefícios.

O estudo identificou que 65% das mulheres e 59% dos homens entrevistados quebravam a dieta para comer alimentos açucarados, gordurosos, fritos ou assados.

Os deslizes, encarados como problema, refletem a visão que se tem do processo de emagrecimento. Ao contrário do que se pensa, a melhor forma de diminuir o ponteiro da balança não é se submeter a dietas restritivas, mas sim a reeducação alimentar.

Com a ajuda de um médico, o paciente pode montar um programa de alimentação que leve ao estabelecimento de hábitos alimentares mais saudáveis – o que pode incluir também alguns “deslizes”, desde que com moderação.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo