Metabolismo: saiba como acelerar o processo

Os quilinhos extras indesejáveis são provocados, muitas vezes, por um metabolismo preguiçoso. São diversos os fatores que influenciam a queima de calorias: sedentarismo, estresse físico e emocional, longos períodos em jejum, dieta insuficiente de proteínas, mau funcionamento da tireóide, consumo insuficiente de água e sono inadequado são causas para uma taxa metabólica menor. 

No entanto, algumas ações podem mudar ou acelerar a queima de calorias. Segundo especialistas, atividades físicas e pequenas mudanças nos hábitos alimentares ajudam com que a perda de peso seja rápida e acentuada.

Uma caminhada por cerca de 30 minutos por dia, por exemplo, é uma atividade fácil de ser realizada e eleva consideravelmente a taxa metabólica. Além disso, evitar grandes intervalos entre as refeições e comer nos horários adequados é uma ótima forma para não deixar o metabolismo lento. O ideal é adotar seis refeições por dia, mantendo uma alimentação balanceada. É importante também a ingestão de água para eliminação de líquidos do organismo e uma noite de sono adequada para maior disposição do corpo. (Adaptado do Jornal Pampulha, publicado em 03/03/2012 a 09/03/2012). 


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo