Soja pode melhorar os sintomas da menopausa

Duas porções diárias de soja podem ajudar a reduzir a freqüência e intensidade de ondas de calor vivenciadas durante a menopausa. Esta foi a conclusão mais abrangente de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Delaware, em Newark, Nova Jersey (EUA).

Os resultados da pesquisa, que envolveu um total de 1.200 mulheres, apontaram que o consumo da soja promove uma redução de até 26% dos sintomas da menopausa. Ao examinar o impacto de isoflavonas da soja (substâncias químicas que produzem efeito semelhante ao do hormônio feminino estrogênio), os pesquisadores concluíram que ingerir ao menos 54 miligramas da substância, por 12 semanas ou mais, promove a diminuição na frequência das ondas de calor consideravelmente.

Segundos os pesquisadores, o interesse em compreender as possíveis conexões entre consumo de soja e sintomas de menopausa surgiu a partir de observações feitas no Japão. Pesquisas realizadas no país concluíram que a baixa frequência de ondas de calor em mulheres japonesas pode ser atribuída ao alto consumo de soja entre os japoneses.

Independente dos resultados do estudo, a soja é uma fonte natural de proteína, sais minerais e fibra. Por isso, se você está com a idade próxima dos 50 anos e nunca comeu soja, não é tarde para começar. Motivos não faltam para adotar o grão na dieta diária.

Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo